ESSENTIAL BONE

A matriz óssea inorgânica mineralizada do Essential Bone possui uma estrutura macro e micro porosa similar aos ossos cortical e esponjoso humano. Com o decorrer do tempo, o Essencial Bone é parcialmente remodelado por ação de osteoclastos e osteoblastos, sendo uma alternativa viável ao osso autólogo em defeitos adequados para o seu uso e indicação.

A estrutura mineral osteocondutora altamente purificada é produzida a partir de osso natural através de um processo multi-fases, cumprindo os regulamentos de segurança preconizados pelas agências de controle. O osso fresco é triturado e recebe uma sequência de banhos que solubilizam todas as estruturas orgânicas, permanecendo assim somente a sua porção mineral evitando a indução de possíveis processos imunogênicos no organismo. Os produtos constituídos por matriz de osso bovino mineralizado têm expectativa de incorporação em tempo mínimo de 6 meses, o que dependerá do potencial regenerativo do defeito tratado.

Está indicado para cirurgias médicas e odontológicas.
Devido a origem natural, o Bonefill é comparável à estrutura mineral
e morfológica do osso humano mineralizado, é biocompatível, não
apresenta citotoxicidade, toxidade sistêmica aguda, carcinogenicidade,
genotoxicidade e não é um produto sensibilizante. [ISO 10993–1].

Modo de ação:
No primeiro estágio de formação óssea, permite a colonização de células osteoblásticas e adesão de vasos sanguíneos, seguido da fase de matriz osteoide e modelação final. O processo ocorre entre seis a nove meses, resultando em um osso de ótima densidade óssea para fixação de implantes, ou manutenção volumétrica.

Indicações:
O Bonefill é recomendado para o preenchimento de defeitos ósseos e para o aumento volumétrico nas seguintes situações: aumento/ reconstrução de cristas alveolares, preenchimento de cavidades pós-extração, preenchimento de cavidades produzidas por intervenções pós-cirúrgicas de tratamentos de cistos, granulomas e outras patologias líticas, bucomaxilo-facial e dentárias, preparação dos sítios de implante e enchimento de deiscências ósseas, além dos enxertos ósseos em seios maxilares e na periodontia pode ser utilizado
no preenchimento de defeitos ósseos em regeneração óssea guiada.

Purificado:
Bonefill é submetido a um processo de purificação multifases que remove o conteúdo de matéria orgânica do osso. Este processo resulta em um Bonefill
quimicamente e estruturalmente semelhante ao osso humano mineralizado (apatita nanocristalino natural). Além disso, provou-se que Bonefill é totalmente biocompatível.

Hidrofilia:
Fator chave para o sucesso clínico! A rápida e completa hidratação com sangue ou solução salina é uma importante característica do manuseio, formação de novo osso e para o sucesso clínico. Sua forte ação de capilaridade permite a rápida e eficiente penetração de partículas com fluidos no material, nutrientes e sangue, através de sua rede tridimensional do osso trabecular, resultando num excelente manuseio, aplicação e previsibilidade no uso da clínica diária.

Seguro:
Todos os substitutos ósseos de origem bovina são fabricados com ossos de animais provenientes de rebanho rastreado pelo sistema SISBOV. De acordo com o enquadramento de risco geográfico emitido pelo Código Zoosanitário Internacional e pelo Scientific Steering Comitee da Comunidade Européia (SSCEC agosto de 2005) o Brasil é livre de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). Porém, de acordo com portaria 516/97, mesmo o Brasil se declarando livre de Encefalopatia Espongiforme Bovina, e o processamento a que são submetidos os produtos sejam reconhecidamente eficazes na inativação do agente causal das EEBS e os animais utilizados para a produção da linha Bonefill sejam cadastrados no sistema Brasileiro de rastreabilidade Bovina e Bubalina– SISBOV, todo produto de origem bovina, ainda que remoto, há risco de transmissão de EEB.

Topografia é um fator chave para o sucesso clínico! A topografia das partículas do Bonefill possui um estado ótimo para a adesão e proliferação vascular e celular, resultando numa formação óssea previsível e confiável. A estrutura de poros altamente interconectada mostrou excelente capacidade osseocondutora e forneceu um ambiente favorável para o crescimento ósseo.